quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Diário Bokarrinense de Florianópoli$ e exploração do Turi$mo $exual


Diário Bokarrinense de Florianópoli$ e exploração do Turi$mo $exual

O PIOR Club de Comunicação de Florianópoli$
El PEOR Club de Comunicación de Florianópoli$
The WORST Communication Club de Florianópoli$

E ainda pedem “explicações” para a Educação...

Leia sobre o assunto:

Original da capa do encarte on line, clicando aqui.


Pegou muito mal a veiculação de anúncio de uma casa de shows eróticos de Florianópolis em um encarte especial dentro do maior jornal de Santa Catarina. Na edição desta terça-feira (18), início do Congresso Técnico da FIFA, o jornal Diário Catarinense veiculou um encarte turístico direcionado aos estrangeiros que participam do evento, com patrocínio do Bokarra Club.

Com o título de Welcome To Floripa, a publicação é um guia com endereços de restaurantes, casas de show, bares e lanchonetes, em três linguas. Foi encartado na edição de ontem e distribuido no hotel/resort onde está sendo realizado o Congresso Técnico da Fifa, no norte da Ilha de Santa Catarina. Trouxe na capa e contracapa a publicidade do famoso clube de striptease. 

Muitas foram as reações indignadas nas redes sociais. Todos foram unânimes em declarar total repúdio à esta publicação que conotava uma abordagem ao turismo sexual em Florianópolis. 

Leia algumas das repercussões

"Suplemento de turismo do @DCatarinense direcionado aos visitantes do Congresso da FIFA tem o patrocínio do Bokarra. Vendem turismo sexual!" - (Paulo Arenhart)

"Florianópolis do Turismo Sexual! Diário Catarinense destaca publicidade do Bocarra. Página colorida no caderno especial sobre evento da copa"  - (Fabio Machado)

"Está ganhando contorno de escândalo o material distribuído nesta terça (17) no Congresso da Fifa, que apresenta Florianópolis como paraíso do turismo sexual, com a propaganda de uma conhecida casa de tolerância. Autoridades estaduais e municipais estão totalmente constrangidas e revoltadas com a publicidade abusiva e escrota. Já deu confusão inclusive com a direção do resort. 


Em tempo: só o governo do Estado gastou mais de R$ 3 milhões em apoio ao evento." - (Carlos Damião)



Um suplemento especial do Diário Catarinense, principal jornal de Santa Catarina, está revoltando moradores do estado nesta terça-feira (18). O caderno intitulado Welcome to Floripa traz na capa e contracapa a publicidade de um famoso clube de striptease local. A imagem das meninas de biquíni fio dental acompanha o guia cultural sobre como os turistas podem aproveitar Florianópolis.

O caderno especial com a publicidade do Bokarra Club é dirigido aos estrangeiros que estão na capital catarinense por ocasião do Congresso Técnico da Fifa. Representantes das comissões técnicas das 32 seleções que participam da Copa de 2014 estão reunidos no Costão do Santinho, no norte da ilha, ao longo da semana.

"Bem-vindos a Floripa, a capital da prostituição", criticou o advogado Manoel Menezes, um dos internautas que esbravejaram contra o Diário Catarinense. "Para o país que luta contra o turismo sexual e contra a 'imagem' do país da putaria e da baixaria, isso é um tanto quanto contraditório", postou. A mensagem dele foi compartilhada por centenas de catarinenses.


Usuários de redes sociais se incomodaram com a ideia da propaganda reforçar o turismo sexual”

Após gerar revolta dos leitores com o anúncio publicitário de uma casa de striptease na capa e contracapa do suplemento de turismo, o jornal Diário Catarinense publicou um pedido de desculpas em sua página no Facebook. No texto, o veículo afirma que pretende reforçar a "política comercial”.

Pensando em garantir não somente a legalidade, mas também a qualidade e a integridade dos conteúdos dos anúncios que publicamos, já adotamos uma política comercial bastante restritiva. Diante desse episódio, percebemos a necessidade de revisar essas diretrizes e torná-las ainda mais rigorosas. É nosso compromisso com vocês colocá-las em prática a partir de agora.

A edição impressa do Diário Catarinense, um dos jornais mais populares de Santa Catarina, desta terça-feira (18) gerou revolta nas redes sociais ao publicar um anúncio da casa de striptease Bokarra. A publicidade foi veiculada em três idiomas: português, espanhol e inglês e coincide com a presença de representantes das seleções que participarão da Copa do Mundo no Congresso Técnico da Fifa.

Usuários de redes sociais se incomodaram com a ideia da propaganda reforçar o turismo sexual no Brasil, em ano de Copa do Mundo.

O desconforto também resulta do fato de o anúncio fortalecer a imagem, por vezes combatida, da mulher brasileira associada à prostituição. O título da peça publicitária é "Welcome to Florianopolis", ilustrado por imagens de mulheres seminuas.


Facebook: 19 de fevereiro de 2014

Pedimos desculpas aos nossos leitores e a todos aqueles que se sentiram constrangidos ou incomodados com os anúncios da capa e contracapa publicados no suplemento "Welcome to Floripa", no DC de hoje. Pensando em garantir não somente a legalidade, mas também a qualidade e a integridade dos conteúdos dos anúncios que publicamos, já adotamos uma política comercial bastante restritiva. Diante desse episódio, percebemos a necessidade de revisar essas diretrizes e torná-las ainda mais rigorosas. É nosso compromisso com vocês colocá-las em prática a partir de agora.

Campanha educacional do Grupo RBS


Liderado pelo grupo RBS e auxiliado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) o projeto tem em mente, melhorar a educação básica brasileira, principalmente a do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.


“RBS TV lança vídeo com a Mula Sem Cabeça na campanha pela educação”

Jornal do Almoço SC

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14 mai 2013

Comentário na Rádio Onda Jovem (Sul do Estado de SC), hoje de manhã (14), sobre o Prêmio RBS de Educação:

“A educação é um direito de todos e um dever do Estado. Por isso, cabe ao poder público estabelecer uma política educacional que prepare as pessoas, dentro de uma perspectiva libertária, para atuarem conscientemente no desenvolvimento da sociedade. Isso tem que acontecer do ensino primário ao universitário. Para tanto, é preciso boas escolas, excelentes laboratórios, grandes bibliotecas e salários justos para os professores e os funcionários ligados à educação. Na Coreia do Sul professor e engenheiro recebem a mesma remuneração.

Campanhas em favor da educação deve fazer o Estado e não empresas privadas. O Banco Mundial, com sede nos Estados Unidos, a partir dos anos 1980, deixou de se preocupar só com dinheiro e passou a se meter na educação. Sabem por que? Este banco estava interessado em se apropriar de toda a pesquisa feita nas universidades latino-americanas para repassá-las às empresas multinacionais. Isto é um crime, já que as universidades públicas são custeadas pelo dinheiro do contribuinte e devem fazer ciência e produzir conhecimento para melhorar a vida da população e não de proprietários de grandes empresas.

Portanto, muito cuidado com o “Prêmio RBS de Educação – para compreender o mundo” lançado ontem em todo o Estado de Santa Catarina. A RBS faz campanha em favor da educação, como também do agasalho, com o único objetivo de ser bem vista pela população e logo em seguida fazer com que esta mesma população acredite nas notícias que ela divulga.

Por que a RBS não faz campanha em favor de um salário melhor para todos os professores de Santa Catarina? Por que a RBS não faz campanha por um salário mínimo mais condizente para realizar o bem estar do povo brasileiro? Por que a RBS não paga um salário melhor para seus jornalistas?

A senhora Sirlei é uma mulher simples que mora em um bairro pobre de Florianópolis, a Serrinha. Tem dois filhos que estudam em uma escola pública. Às vezes, ela leva o filho para o trabalho quando não há aula. Ela escutou na TV o “Prêmio RBS de Educação” e toda a explicação dada e virando-se para mim disse: “Isso é propaganda enganosa”.

Não basta, apenas, fazer campanha em favor da leitura. É preciso saber o que lê; é importante discutir o que se lê; é necessário criticar o que se lê. Este é o verdadeiro trabalho de qualquer pessoa que luta para que a sociedade seja mais consciente de seus problemas, se organize e promova a solução de seus conflitos. E cabe ao professor e a professora em sala de aula estimular isso.

Claro que o “Prêmio RBS de Educação” não vai realizar este trabalho. Espero que todos os professores do Estado de Santa Catarina não se deixem enganar pelo canto da sereia e denunciem em sala de aula, a seus alunos, a farsa do “Premio RBS de Educação”. E denunciem, também, a presença vergonhosa do secretário de Educação do Estado – Eduardo Dechamps – e do secretário municipal de educação de Florianópolis – Rodolfo Pinto da Luz – , no lançamento deste prêmio. A educação não é mercadoria!”

Waldir Rampinelli é professor do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

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COMENTÁRIOS DE FILOSOMÍDIA SOBRE ESSA CAMPANHA E OUTRAS

25 jun 2013

Trecho:

(...) Nesses casos acima não é só a “educação” quem “precisa de respostas”, senão a própria “comunicação” é quem deve dar satisfação dos golpes que desfere contra a cidadania, contra o direito à informação de qualidade, visivelmente contra os direitos de dignidade de crianças e adolescentes vistos como consumidores mirins, como meninos e meninas no mundo do anti-lúdico mercado da diversão e do infotenimento como meios de desqualificação e negação de sua infância e juventude.


A rede de comunicação sem pé nem cabeça, e certamente sem coração, sabe muito bem o que, e como fazer a confusão dos sentidos, e enquanto enchemos seus bolsos com os rios de dinheiro que circulam nesse mundo de menininhas arremedando “gente grande” irresponsável – da educação e da comunicação – quem sai perdendo são as crianças e adolescentes no meio dessa insanidade a mídia metendo o nariz e a mão onde ela, se entende de tudo, no mínimo deve ser chamada para explicar o que não deve fazer: ser autoritária, mentirosa, abusadora de menores, pedagófila.

Leia também:

"Conheça denúncias sobre o turismo sexual nas copas", em Carta Capital (26/02/2014), clicando aqui.

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