Assédio
moral nas escolas - I
Apontamentos
sobre tiranias que se veem, falam e se ouvem no reino da fantasia e no mundo
real das malvadezas des-humanas
Por
Leorry Reportter*
Assédio moral nas escolas é um assunto nada tratado nas
fileiras de muitas corporações de professores do país, e sequer passa pela
cabeça de algumas pessoas que, Vocês-Sabem-Quem, existem por aí nas unidades
escolares, públicas e privadas, mesmo quando aquelas carapuças de carrasco bem
serviriam a nomear quem é quem e de que “lado” está nas lutas pela Educação: o
lado de baixo ou o lado de cima. Quando certas relações de opressão são
praticamente naturalizadas desde os bancos dos colégios - entre os pares mal-formados
nos bancos da academia, e seguem de-formados no ambiente de vaidades e
mediocridades de escolas que frequentamos pela vida, como estudantes ou
trabalhadores - é sinal de que se perdeu algo importante das finalidades, a
bússola que dá o rumo do que é proposto por Educação em seus mais altos níveis
de compreensão e expressão na reflexão e prática pedagógica.
Não há quem não tenha observado, visto falar ou ouvido em
alguma escola pela vida afora, da presença dos Pedagófilos, pessoas que na sua
irrefletida atitude são exímios assediadores. Elas são as que literalmente
violentam os corações e as mentes de colegas, alunos, funcionários e familiares
que passam à sua frente. Estão por todos os lugares distribuindo “elogios” que
mal disfarçam as verdadeiras intenções de ludibriar, menosprezar, diminuir,
ofender, de colocar “no seu devido lugar” os menos lustrados pelo vernizinho de
diplomas que carregam com propalada ostentação. A soberba é uma anti-virtude
que os caracteriza.
Essas pessoas têm uma aura ensombrecida, uma aparência de
frieza calculada, distribuem olhares complacentes desde a altura de seus
narizes e, medem o mundo pela curta distância desde seus umbigos ao corações
enregelados. Quando não deslizam pelos caminhos de todos em seus gestos
aparentando um balé de cisne negro, braços como asas abertas e às vezes em
echarpes esvoaçantes, sentam-se feito paxás nos lugares privilegiados onde
todos possam mirá-las. E ficam lá fingindo atenção à voz alheia, meneando a
cabeça em negativas de tudo o que se diz, aguardando sua “deixa” para dar sua
opinião que quer abalizada, e determinando a conclusão com força de lei para
qualquer assunto entabulado.
Tidas como oráculos a quem se recorre para dar seus
vereditos finais desde alguma questiúncula às mais altas predições sobre um
futuro em que elas próprias se destaquem magnânimas, querem que para dar seus
vaticínios e análises se acendam incensos e velas para perfumar e brilhar os
altares que só a adulação consegue manter em pé, por algum motivo que a própria
razão desconhece.
Além dos adoradores do público em redor de sua presença
fazem-se grupelhos pelos cantinhos. Vez ou outra quase todos ficam estremecidos
às suas gargalhadas homéricas, e sente-se no ar o medo de muitos quando
pressentem aquele aroma fedorento que antecede sua entrada triunfal em algum
recinto. Noutras vezes, confabulam-se com seu séquito por sussurros e
risadinhas contidas, seguem-se olhares em todas as direções para evitar que
lhes ouçam os segredos. Ao final de todas as veementes argumentações sempre têm
palavras reticentes e ferinas para arrematar a punhalada de sua verborreia
astuta, que flui ora como trovão dos deuses do Olimpo, ora como o sibilar de
uma serpente que estrangula a vítima, ou lhe diz o que fazer com finalidades
questionáveis.
Esses infelizes, que não perdem uma oportunidade sequer
de criar a infelicidade para os outros, vão desde sempre des-tratando as
pessoas da comunidade escolar em privado e em público, falando pelos cotovelos
como eminentíssimos doutores de uma lei que eles próprios inventam, destilando
os venenos que compõem dia-a-dia os artigos e regimentos do famoso “currículo
ocultíssimo” com as marcas da violência que a tudo destrói e arrasa.
Num estilo de quem faz e des-faz arrogando-se poder sobre
a vida e a morte, como os imperadores romanos no circo abaixando os polegares
ao som da turba furiosa - histérica e excitada com o espetáculo de sangue na
arena - os Pedagófilos não se apoquentam se o circo pega fogo ferindo vidas e
destruindo sonhos depois que as des-graças e boatos que espalham tomam seu
caminho entre corações e mentes em formação. Esse tipo de pessoas querendo
mandar a torto e a direito também tem semelhança com os poderosos da Santa Inquisição
dos tempos medievais, os donos da verdade absoluta, mandatários da vontade
divina.
Feito príncipes e princesas da maldade invejosa, se
passando por reis déspotas e rainhas da cocada preta, debocham de quem ousa
destoar de suas regrinhas que propalam com seus trejeitinhos caricaturizados,
ou passam à sua frente atrapalhando a visãozinha míope que têm de seu mundo de
desejos e fantasias de poder. Pior ainda, quando em perdendo um “trono” ou os
“anéis” em que lhes beijavam as mãozinhas desmunhecadas, eles não se sentem que
perderam os dedos da manipulação de tudo e de todos. Esses infelizes seres se
fazem como as eminências pardas por detrás de outros que aturam - mas estão no
poder por direito - planejando incontáveis intrigas para perturbar, promover a
discórdia e o engano para controlar e oprimir o povo.
Figuras que entram para a “história” como heróis, suas
condutas trazem ao presente de nossas existências o pior que caracterizou a
instituição escolar no decorrer de séculos de autoritarismo e arbitrariedade,
de impunidade.
Os Pedagófilos são pessoas que, por princípio de sua
necessidade de poder, atraem a si uma força que lhes dão esse poder quase
desmedido, e controlam consciências com a facilidade de um maestro que rege uma
orquestra para que todos dancem conforme a sua música que faz todos entrarem em
transe delirante.
Sarcasmo é o tom percebido em todas as palavras mal-ditas
que saem de suas bocas se referindo ao outro, ao completamente diferente de si,
ao trabalho dos colegas. Falam sempre com desdém e com aquele jeitinho “blasé”
de quem se sente entediado, ou mal suportando a presença alheia que empana o
brilho de suas majestades afetadas. Como há sempre uma “corte” a seguir e
“cortejar” tal realeza pomposa e cheia de circunstância, a maldição que
espalham à sua volta vem também sempre com os salameleques que caracterizam
todos aqueles acólitos e paus-mandados que se subalternizam ou veneram tais
personalidades, digamos, “magnéticas”, que sabem os segredos do hipnotismo
vulgar e pretendem que os demais se sintam mais inferiores que elas próprias na
sua auto-significância.
Como de costume, e na sua tática e estratégia de oprimir
e explorar o próximo para seus fins de dominação nefasta, falam pelos cotovelos
e espalhafatosamente - e quase sempre pelas costas - dos infortunados que caem
em seus bicos e garras de rapina que se alimenta da morte. Ou estão
invariavelmente à espera e à espreita de uma oportunidade e situação para dar
um bote qualquer. Agem sub-repticiamente, sorrateiramente, creem ter o dom de
especialistas que opinam sobre tudo naqueles moldes de quem faz futrica e
fofoca, querendo se passar por inteligentíssimos em seus proverbiozinhos com tintas
sujas da pornolalia que expõem, sobretudo, a própria podridão e escolhas
íntimas de quem é vil ou tem gosto e atitudes duvidosas.
Em geral, essas infelizes pessoas têm um discursinho
fajuto e superficial que fala e pretende ter ares de responsabilidade, de ética
e profissionalismo na prática pedagógica, e defendem com zelo de fariseus
hipócritas os direitos inalienáveis dos seres humanos, de crianças, jovens,
colegas de trabalho, arrogando-se o dever de em tudo dar palpite como sumo
sacerdotes infalíveis em seus pronunciamentos. Mas não admitem, jamais, que seu
questionem os seus próprios “direitos”.
Para qualquer assunto têm alguma tolice a dizer e, na
mesma medida, algum tolo por perto a se maravilhar com os impropérios
disparados feito metralhadora desembestada, aqui e ali, desde a cozinha de suas
casas à salas de aula, às salas de professores e corredores, porque estão
sempre a vigiar, para punir segundo seus julgamentos sumários em seus estrelismos
de divas malvadas das novelas das “8”.
Esbanjam soberba, arrogância, esnobismo, e precisam do
palco armado onde for para seus teatrinhos chinfrins sobre uma “aula bem dada”
ou a determinação sobre alguma coisa que opinam com aquela categoria duvidosa
que só os medíocres conseguem ter. São pessoas que mereceriam o “Oscar” de
melhor drama por seus gestos e arroubos cheios de afetação, por suas caras e
bocas nas atuações em que se esmeram pretendendo ser fiéis ao papel de atores
ou atrizes principais de um filmezinho, obviamente de terror.
Bocas sujas e língua ferina, vão costurando alianças ao
longo de sua existência na característica falta de dignidade de quem amarra o
rabo em troca de privilégios tolos e mesquinhos aos que lhes adulam em coro,
quando lhes deveríamos o apupo e a vaia. Na contraposição às suas atrocidades
muitas vezes o silêncio de quem consente, por medo e intimidação. Noutras
vezes, as pessoas simplesmente aturam esse comportamento porque também
naturalizaram o que se tornou lugar-comum em nossas instituições de exaltação
da violência e subserviência a esse tipo de pessoas que se julgam maiores, e
melhores que todos.
A seriedade de gabinetes públicos nunca lhes reservaria
uma cadeira de responsabilidade porque isso exige lisura e ética, o mínimo de
sabedoria para o desempenho das responsabilidades em cargos de relevância.
Talvez, por isso, suas atitudes são, via de regra, limitadas a um campo menor
de ação, que decerto causam menos estragos do que em multidões que necessitam mesmo
é de boa vontade na política. Talvez, também, seja por isso que essa deferência
que lhes é obviamente negada se extravase no rancor e despeito de seus ataques
ao desempenho dos outros que cita por seus desafetos políticos.
Um exame de seus pensamentos e ações jocosas, mixuruca
que fosse, decerto daria pano pra manga num consultório de clínica
psiquiátrica, ou uma biblioteca inteira sobre aquilo que dominam muito bem: o
saber sem “substância”, sem respaldo na reflexão e no estudo sérios, que acabam
por terem um teor igual ao das revistinhas sobre celebridades das mídias e do show business em salas de espera. São
metidas a querer se passar por “sábios” conselheiros e suas crendices têm o
requinte do cúmulo do mais baixo nível do senso-comum. As idiotices vomitadas a
título de opinião formada sobre tudo enjoam aos que têm de ouvir suas
declarações. São tidos como temidos por suas posições superficiais e dramáticas
sobre qualquer ponto ou conto onde quer que se apresentem estrondosamente, e em
sua presença melhor se calar para não encompridar conversas desnecessárias, ou
no mesmo teor de vulgaridades e futilidades.
Mesmo quando se esforçam por querer passar uma imagem ou
aparência de legitimidade de alguma coisa, quando muito são tidos por
de-formadores de opinião. E, se acham o “máximo” porque eles mesmos
des-conhecem que são motivos de chacota da opinião alheia quando fazem de tudo
por se manterem em evidência, o centro das atenções e das luzes nos muitos
palcos de suas encenações de quinta categoria. Assim como acreditam nas
próprias banalidades como assuntos do mais alto teor em forma erudita, pensam
que suas “críticas” não são de fato a titica de galinha do poleiro dos
futriqueiros que cuidam da vida de todos da escola, mas se esquecem de suas
próprias imperfeições.
No mundo da fantasia, nas páginas dos contos e fábulas
infantis, há personagens incontáveis que retratam pessoas como esses
Pedagófilos, desde o Lobo Mau assediando os Três Porquinhos e a tia encruada da
Cinderela, à rainha tresloucada que mandava cortar as cabeças no País das
Maravilhas. Temos as bruxas malvadas que perseguem reinados inteiros e cada
cidadão vivente neles bem como as fadas e anõezinhos, e aquela que fez uma casa
com doces para João e Maria se aprisionarem nela. Outras muito conhecidas são a
que morre com uma casa caída em sua cabeça e uma outra, se derretendo com uma
simples gota de água no final das aventuras em Oz.
Em outra história famosa, o infeliz - Smeagol - que
começou a se despencar como ser humano, matando por possuir um anel de ouro que
trazia um poder supremo com ele, usou de uma estratégia orientada pelo “Grande
Olho do Mal”, e se apresenta como solícito guia de dois jovens que querem
libertar sua pequena vila do jugo do opressor. Para possuir “O Precioso” e
realizar seus sonhos de grandeza não hesitou em mentir, ludibriar, enganar e
matar. Des-humanizou-se todo nesse caminho até se parecer como monstro feito
aqueles criados para exército de horrores a serviço do algoz maior, enquanto os
que se uniram em torno do “Retorno do Rei” se elevaram, evoluíram, transcenderam,
recriaram as esperanças para tornar o mundo melhor. Foi uma jovem guerreira
aquela que defende o pai contra o preposto do “olho gordo”, decepando a cabeça
daquele bicho voador e espetando a espada para fazer sumir tal coisa ruim.
Mais ainda, outro menininho, desses que ninguém dá nada
por ele, humilde e apagado, foi quem teve a verdadeira força interna que remove
montanhas, e retirou a espada da pedra, tornando-se o Rei e líder daqueles
Cavaleiros da Távola Redonda, a quem outra bruxa horrorosa fazia de tudo para
impedir os sucessos.
São tantas histórias que já nos contaram desse tipo de
pessoas, dos incrivelmente ruins, odientos e egoístas contra os simples e
humildes que querem apenas uma vida melhor...
Talvez uma personagem que resuma e retrate exemplarmente
esses atributos de gente que não é do primeiro escalão, mas se acha o supra
sumo, manda e quer ser obedecida irrestritamente - no caso, uma escola - seja
Dolores Umbridge. A famosa ex-diretora de Hogwarts com seu sorrisinho cínico em
jeito de “boas maneiras”, com seu sapatinho e vestidinho cor de rosa choque e
seus pratinhos de gatinho nas paredes, faz da sala de aula e da direção, do
salão de professores e da escola o seu domínio, de onde exerce seu cargo com
esgares de prazer quando tortura algum aluno, ou impõe sua ordem a serviço do
Lorde das Trevas. Ela própria que é o capacho de Você-Sabe-Quem, vive a
espezinhar os estudantes e professores tolhendo sua liberdade de expressão,
expedindo regras e regras para atender à vontade de quem a também serve,
controlando tudo com sua mãozinha de ferro cor de rosa, impondo o silêncio,
controlando a escola.
Os livros e filmes das peripécias de Harry Potter
descrevem muito bem aquela figurinha empertigada de mãozinhas postas e pezinhos
bem juntos, desde dando um falso “bom dia” cantarolado aos alunos até ser
escorraçada da escola pelos próprios estudantes revoltosos com sua presença de
falsa dignidade. Xingando e exigindo soltura, depois foi levada pelos centauros
e, finalmente, conduzida a Askaban, a prisão guardada pelos Dementadores que
chupam a energia vital das pessoas.
Nessa mesma série, Você-Sabe-Quem, o morto-vivo, malvado
por excelência da literatura de ficção infanto-juvenil nunca enfrentava
diretamente os personagens “do bem” e, em sua covardia, sempre mandava alguém
servil a ele a fazer isso ou aquilo em troca de posição de poder ou favores em
seus planos diabólicos para dominar tudo. Em todas as reuniões e encontros com
seus asseclas, é aquela figura execrável que cria a pauta, fala primeiro, no
meio e por último, determinando sua vontade que quer soberana acima da vontade
dos outros. Coage, insinua, ameaça, chantageia, enfim, seduz os incautos e em
insana consciência para servi-lo e cumprir suas vontades.
Esse “inimigo número um” da Escola de Bruxos é daqueles
covardes que nunca enfrentam os que se fizeram seus opositores, jamais se
coloca face a face com eles, nunca dá a cara a bater, mesmo porque não tem
condições de se defender em pé de igualdade com as pessoas do “bem”.
Bruxos e bruxas assalariados pelo ”lado negro da força”,
no reino da fantasia e no mundo real como mal-amados, temidos e odiados, des-carados
por detrás de suas máscaras, com suas duas caras - as deles e as dos outros de
que se servem - famintos de bajulação, escondendo-se sob as sombras do próprio
“chapéu seletor” feito radar à procura de outros sonsos que lhes adulem.
São essas pessoas os assediadores morais que, em sua
i-moralidade ou a-moralidade, em suma, em sua falta de ética, todos um dia já
tivemos a malfadada oportunidade de encontrar em meio a nossas lidas no campo
da Educação, ou ler em algum romance em que os antagonistas sempre perdem, e os
protagonistas sempre vencem no final. O mal tem limites, e a indignação,
individual e coletiva, um dia chega para colocar a harmonia em meio ao
desequilíbrio que geram.
O que fazer com elas? O que fazer por elas? O que fazer
apesar delas?
Mesmo rindo melancolicamente diante de tantos fatos
entristecedores, não há como não ter piedade dessas pessoas que, por serem tão
histriônicas, se tornam infelizmente cômicas, confirmado isso pelos sorrisos
amarelos e estupefação de muitos ante suas bobagens e idiotices faladas, vistas
e ouvidas. E, na tragicidade e em todos as cenas da farsa em que vivem como
mortos assombrando a vida alheia, quem quer que seja que tenha o mínimo de
sentido de decência deve a essas pessoas a mais pura com-paixão, esperando que
um belo dia essas pessoas possam acordar do pesadelo em que se metem, e fazem
os outros se apavorar com elas, ou por elas.
No entanto, por mais que num plano de vivência de valores
humanos e espirituais devamos ser com-passivos com tais criaturas infelizes e
infelicitadoras, é necessário e urgente denunciá-las à comunidade escolar,
desmascará-las de sua condição de tiranos e autoritários mal-disfarçados de
lobos em pele de cordeiros. É preciso levar ao conhecimento da população tais
fatos, fazendo isso em alto e bom tom, porque já vivemos em uma sociedade de
direitos, democrática, plural em que os direitos de uns não podem ir além dos
limites dos direitos dos outros.
Leis existem para proteger aqueles que são submetidos a
esse tipo de força opressora e abusiva e, à aparente fragilidade de muitos que
sofrem tal abuso de autoridade, podemos e devemos nos reunir em nome da
solidariedade pela defesa da justiça e do Bem Viver.
Tais comportamentos já não são aceitáveis nem toleráveis
por essa atual geração de crianças e jovens, e dos adultos que real e
verdadeiramente lutam, trabalham e vivem por construir um mundo livre de tais
situações de dominação, por uma escola livre de tais imposições, por uma
Educação que se pretenda de qualidade e promova a paz entre as pessoas.
Não é de se espantar que nas histórias que parecem ser
contos de ninar, ou mero entretenimento para as horas de folguedos de meninos e
meninas, são as personagens infantis que sabem, e fazem a mágica transformadora
de toda situação de tristeza em alegria e libertação das opressões a que foram
submetidas. São as crianças, e as pessoas simples do cotidiano dos contos de
fadas dos antigos e contemporâneos que sempre salvam a situação da catástrofe
iminente se não se freasse o desmedido poder dos prepotentes desalmados.
Histórias que encantaram milhões e milhões de pessoas ao
redor do mundo foram crianças e jovens, pais e professores dedicados de “almas
claras” que só “clarividentes podem ver” que, por exemplo, se uniram co-movidos
pela indignação junto a Harry Potter - menino órfão, simples, puro, de bom
coração - e salvaram a todos da ganância do Lorde das Trevas em submeter uma
humanidade à sua crueldade e truculência.
Belas, simples e singelas mensagens para inspirar nós outros à tomada de
consciência contra as atrocidades praticadas cotidianamente sob o manto da
falsa dedicação e os interesses disfarçando a auto-promoção.
As varinhas de condão de hoje são os lápis coloridos que
fazem barulho ao sacolejo das mochilas carregadas alegremente para as salas de
aula, e crianças e jovens nas escolas anseiam por se expressarem na plenitude
de seus direitos humanos na rebeldia sumariamente sufocada pela enxurrada de
afazeres sem sentido a que são compelidas a cumprir em nome de se adaptarem à
sociedade adoentada que as rodeia.
Gritos estridentes de quem só sabe mandar para querer ser
obedecido, e ríspidos “psius” à agitação daquilo que não pode ser jamais
controlado - o sonho humano de liberdade e ventura - querem calar nas crianças
e jovens o dom inato de não quererem se ajustar à uma maquinaria que tritura
qualquer vontade que não siga na linha de produção escolar ou acadêmica que se
consolidou como “mal necessário”.
Ainda estamos envolvidos pelos resquícios de uma época de
controle da palavra, dos pensamentos e sentimentos, de uma educação moldada para
criar exércitos de autômatos a silenciosa e obedientemente servirem de novos
escravos de um mundo de consumismo para enriquecer uns poucos mandatários.
Pouco a pouco, aquém e além do arco-íris, outras forças
poderosas se movem, novas palavras de ordem, amor e progresso humanizadores
reluzem, e piscamos os olhos como que adquirindo redobrado ânimo para tudo
suportar, porque a liberdade vem, ainda que tardia.
As crianças e jovens, ora melancólicos ante o infortúnio
que as tenta cercear os devaneios, ora incômodas em seus barulhos e agitação
nas salas de aula fechadas como prisões do pensamento, parecem nos relembrar a
cada dia, hora e segundo, que é chegado o tempo de acordar dos pesadelos para a
realização daquele sonho de liberdade. Se a carapuça preta serve a muitos
entristecidos, também cabe a cada um que tenha coragem e boa vontade as asas de
um anjo ou os chapéus dos magos e mágicos para as grandes realizações em nome
do amor e da alegria.
É preciso repudiar todos os comportamentos e atitudes inadequadas,
os ab-surdos, ab-mudos e ab-cegos que se veem, falam e se ouvem no mundo real
das malvadezas des-humanas, em devido respeito que devemos à infância e
juventude e, seus direitos inalienáveis garantidos em documentos forjados pela
luta de muitos. Isso requer de todos nós uma responsabilidade extraordinária
para que cada um saiba separar o que é justo e injusto quando devemos ser
firmes nas atitudes de encorajamento para a realização de seus sonhos, sem
jamais perder a ternura para com eles. Os contos de fadas desde sempre nos
inspiram a isso...
As
Escolas e a Educação precisam se libertar do assédio moral que se dissemina
feito praga, precisam ser libertadas de seus carrascos, precisam se
re-construir de seus escombros, precisam renascer de suas cinzas pelos mesmos
feitos daqueles indignados e de boa vontade reunidos em torno da
"Ordem da Fênix"**. Que as Escolas e a Educação sejam re-en-cantadas
pelo Poder da Alegria e do Amor, e da Sabedoria de todos.
O assédio moral nas escolas é tema incômodo, que abala
estruturas carcomidas, mas fortes o bastante para se manterem e se quererem
impunes. Faz-se urgente o debate em
todas as rodas e fóruns de discussão, em todos os diálogos nas ruas, nas casas,
nas universidades, nos gabinetes das autoridades públicas, nas mídias, nas
redes sociais, nos espaços da luta política, nas delegacias e boletins de
ocorrência, nos camburões e locais de tratamento ou correção a tal tipo de
abuso, assim como nas salas de aula, nas salas de professores, nos corredores e
em todos os cantos de nossas instituições escolares.
Reproduzido de Telejornais e Crianças no Brasil
31 out 2013
______________________________________________________________
* Leorry Reportter é
(Tele)Jornalista Escolar, ex-aluno e estagiário de escolas místicas e lendárias
nos quatro cantos do mundo, também esteve em Hogwarts colaborando com as mídias
piratas que faziam a comunicação popular e libertária nos tempos da censura e
ditadura do Vocês-Sabem-Quem. Escreve para o “Novo Profeta Diário”, e atua como
correspondente de vários periódicos do mundo da realização dos Sonhos das
Estrelas, dos Anjos, das Fadas, dos Loucos e dos Palhaços da
Alegria, dos Magos do Bem e dos Mágicos por uma Escola da mais pura Imaginação.
Personagem in-vestido e apresentado por Leo Nogueira Paqonawta.
** "Harry Potter e a Ordem da Fênix", quinto livro da saga do bruxo de Hogwarts, de autoria de J.K. Rowling. O filme baseado nessa obra estreou em 2006/2007, produção de Heyday Films e distribuição de Warner Bros. Pictures.
Reprodução permitida para fins educacionais e não comerciais, pede-se citar a fonte.
Personagem in-vestido e apresentado por Leo Nogueira Paqonawta.
** "Harry Potter e a Ordem da Fênix", quinto livro da saga do bruxo de Hogwarts, de autoria de J.K. Rowling. O filme baseado nessa obra estreou em 2006/2007, produção de Heyday Films e distribuição de Warner Bros. Pictures.
Reprodução permitida para fins educacionais e não comerciais, pede-se citar a fonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário