Pergunta: "Infância,
Educação e Novas Tecnologias - O que fazer?"
Minha resposta:
Os professores e pais (críticos) podem
fazer a mediação dos programas e conteúdos propagandeados pelas mídias
hegemônicas e monopolizadas, criar condições para que todos se livrem das
imposições da indústria da educação/comunicação/informação, e re-evolucionar
criando os próprios canais de comunicação da escola para a sua comunidade, para
a sociedade e o mundo.
Dialogar, escutar e re-conhecer
na voz da criança o seu direito a participar e discutir tudo, com ela re-criar
o saber/fazer/poder e amar “na” Educação.
Trans-formar cada sala de aula em
uma Assembleia e, dali, desenhar os rumos da semana, do bimestre, do semestre e
do ano letivo, junto e respeitando a vontade e voz da criança.
Re-fundar o currículo, os conteúdos
e o jeito de ensinar-aprender na Escola, não reproduzir as arcaicas formas de
silenciar a voz da criança - a começar do "psiu!". Respeitar e libertar
a voz da criança!
Exigir que os governantes e
poderes públicos respeitem os direitos da criança, em especial no
reconhecimento da comunicação como um direito humano.
Exigir que a Escola seja adequada
e aparelhada, garantindo o espaço privilegiado e fundamental para que as
tecnologias promovam as ações de Educação e Comunicação a fim de que todos bem vivam
na plenitude de seus direitos inalienáveis.
Lutar pela democratização dos
meios de comunicação!
Leo Nogueira Paqonawta
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