segunda-feira, 7 de maio de 2012

Os líderes mentem e manipulam a sociedade. As mídias também...


Comentário de Filosomídia sobre notícia:

Colega de academia de José Sarney, o imortal jornalista Merval Pereira faz apresentação do livro "Por que os líderes mentem" (John J. Mearsheimer da Univ. de Chicago - Editora Zahar), onde o autor "explica a difusão do medo" e "conta a verdade sobre as mentiras na política internacional". A Livraria da Folha divulga, certamente com orgulho.

A notícia da Folha ressalta trecho em que Mearsheimer aborda a mentira para iludir não “apenas o cidadão médio nas ruas, mas também alcançar as elites educadas, incluindo especialistas independentes que poderiam estar inclinados a minimizar, de uma maneira um tanto perigosa, a relevante ameaça", na extinta União Soviética logo após a queda de Hitler. Este, junto com Goebbels, propagandista por excelência. Como se nos outros países “democráticos” não se fizesse o mesmo.

Faz tempo que sabemos que os líderes mentem, descaradamente, na política, na religião e, também nas mídias que, no mais das vezes, pertencem a eles.

E, felizmente já temos no Brasil autores que escrevem e debatem algo semelhante como "Por que as mídias mentem", contando a verdade sobre as mentiras na mídia internacional/nacional, tratando também sobre a difusão do medo pelos meios de comunicação patrocinada pela “economia terrorista" que tem nos barões das mídias, líderes e “polititicos”, seus braços para manipular a sociedade ao gosto do deus de meia tigela do mercado.

Quem não ler este livro de Mearsheimer não estará perdendo nada.

Assista aos vídeos abaixo (legendados) e tenha suas próprias conclusões.



The Century of Self
(O Século do Eu . O Século do Ego . O Século do Self)
Direção Adam Curtis
2002

Veja na página da BBC

Assista pelo Youtube

Episódio 1 de 4: Máquinas de felicidade. 
Título original: Happiness Machines.

Esse episódio fala como o sobrinho de Freud, Edward Bernays, criador da profissão de "relações públicas", usou a teoria freudiana para incentivar o consumo.

Episódio 2 de 4: A engenharia do consentimento. 
Título original: The Engineering of Consent.

Esse episódio fala como a filha de Freud, Anna Freud, divulgou a psicanálise nos EUA e no mundo.

Episódio 3 de 4: Há um policial dentro de nossas cabeças. Ele deve ser destruído. 
Título original: There's a policeman inside all our heads. He must be destroyed.

Esse episódio fala sobre Wilhelm Reich e de como a idéia de criar um "self" mais autônomo para mudar a sociedade foi usada pelo próprio capitalismo.

Episódio 4 de 4: Oito pessoas bebendo vinho em Kettering. 
Título original: Eight people sipping wine in Kettering.

Esse episódio fala sobre como a esquerda nos EUA e no Reino Unido usaram as técnicas de grupo focal para transformar a política num negócio e tratar os eleitores como consumidores, trocando suas políticas tradicionais por políticas que atendiam a desejos individualistas.

Nenhum comentário: