Palestra com o tema “Consumo e politização: discursos publicitários e novos engajamentos juvenis”
O laboratório de Sociologia do Consumo, o CPDA/UFRRJ e o Grupo de Estudos do Consumo convidam para a palestra “Consumo e politização: discursos publicitários e novos engajamentos juvenis”, com a Profa. Dra. Mônica Machado (ECO/UFRJ).
Resumo da palestra:
O livro de Mônica Machado “Consumo e politização: discursos publicitários e novos engajamentos juvenis” discute um tema bastante atual e relevante: a ascensão de novas arenas de mobilização da energia política dos jovens, desencantados com os modos clássicos de participação. Amparada na moldura teórico-metodológica dos estudos culturais, a autora conjuga a análise textual e a pesquisa de recepção, com o intuito de avaliar os processos de codificação e decodificação de conteúdos políticos na publicidade institucional (propagandas do TSE que pretendem estimular a experiência democrática do voto) e comercial (campanhas da Coca-cola, da Dove e da Oi, que almejam estabelecer uma associação entre o mundo dos bens e a tomada de atitude e a liberdade de escolha).
O evento ocorrerá no dia 11/4/2012, das 14:30 às 17:30h, no CPDA/UFRRJ.
Textos para leitura prévia:
O CPDA/UFRRJ localiza-se na Avenida Presidente Vargas, 417 – 6º andar – Centro – Rio de Janeiro.
Reproduzido de Estudos do Consumo
02 abr 2012
Via e-mail Projeto Criança e Consumo . Instituto Alana
Nenhum comentário:
Postar um comentário