quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Meios para a democratização da comunicação: recuperação e atualização das tradições emancipatórias e de resistência popular


Construindo uma agenda democrática em comunicação

Na América Latina, estamos reinventando a democracia. Presenciamos uma etapa sem precedentes que recupera e atualiza as melhores tradições emancipatórias e de resistência popular.

O aprofundamento desse processo requer o protagonismo dos espaços de participação coletiva para garantir e fortalecer as políticas públicas de integração regional, o reconhecimento de direitos e a justiça econômica, social e cultural.

Ao mesmo tempo, é imprescindível enfrentar as tentativas de restauração da ordem neoliberal que hoje se expressam com centralidade articuladora nas práticas destituintes e golpistas dos monopólios da comunicação.

Por isso, acreditamos ser fundamental a democratização da comunicação, a articulação dos meios informativos populares e o fortalecimento dos meios públicos.

Assim, a consolidação de uma agenda para a comunicação democrática exige o impulso dos movimentos sociais, dos Estados nacionais e das instâncias regionais de integração.

Os meios de informação, comunicadores e comunicadoras da América Latina e do Caribe que compartilhamos esses princípios e necessidades assumimos que somos parte das forças sociais que defendem a transformação social, econômica, cultural e também de comunicação em Nossa América.

Comprometemo-nos a articular um esforço conjunto em nossa área de atuação ― a comunicação social ― que contribua para esse processo. Ademais, convidamos a somarem-se a esse núcleo inicial aquelas pessoas que, a partir da comunicação, se sintam desafiadas por esses princípios.

Agenda temática comum:

Foram identificados os seguintes critérios e abordagens comuns:

- Acompanhar campanhas de atores sociais através da informação;
- Convergir em coberturas jornalísticas referentes a certas datas simbólicas ou eventos;
- Realizar um trabalho informativo que contribua para a unidade dos movimentos sociais;
- Difundir o pensamento crítico e reforçar o caráter instrutivo da informação e da comunicação.

Para o próximo período, definimos os seguintes temas comuns para nossa agenda informativa:

- Desmilitarização
- Direitos da Mãe Terra
- Integração
- Democratização da comunicação
- Soberania
- Descolonização
- Direitos humanos
- Solidariedade Internacional

Leia mais em Alainet clicando aqui.

Nenhum comentário: