Filosomídia . Telejornais e Crianças no Brasil . Emíndio . Evídeo


O Blog “Filosomídia” trata de reflexões, vozes filosóficas, faz um clipping de notícias e algumas provocações sobre Educação e Comunicação, Mídia-Educação, em especial sobre a relação Telejornal, Criança e Infância, Propaganda, Publicidade, Consumismo, Classificação Indicativa, Regulação dos meios, TV e Violência. Isso no reconhecimento da comunicação como um direito humano, numa perspectiva libertária do/para/sobre/e o conhecimento e a vida em sabedoria em todas as suas manifestações. Blog feito por um filosomidiaeducador querendo, trazendo, levando e teimando oportunidades para o diálogo com outros.


As postagens feitas durante o desenvolvimento da pesquisa de mestrado (2010/2011) sobre a relação Telejornais e Crianças, e questões “submersas” como Classificação Indicativa, Consumismo Infantil, Erotização Precoce etc. e ainda a indicação de links/enlaces relacionados ao tema, como artigos, pesquisas, pesquisadores e textos diversos, até então disponibilizadas aqui no Filosomídia foram reproduzidas e transferidas para o blog “Telejornais e crianças no Brasil”.

Continuaremos no Blog "irmão" - “Telejornais e crianças no Brasil” - as postagens relacionadas ao tema em questão, fazendo um clipping de notícias retiradas dos diversos meios, além dos comentários, vídeos e outros textos, artigos, bibliografia relacionada etc. As palavras-chave (Marcadores) estão no rodapé da página.

A dissertação “Telejornais e crianças no Brasil: a ponta do iceberg” defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, está disponível clicando aqui.



No Ano Internacional da Comunicação Indígena - 2012 - o blog “Emíndio, ou da Educação e Comunicação Indígena em Abya Yala” se desenvolveu como anteprojeto original de pesquisa com as postagens relativas às questões de educação e comunicação entre as nações e povos indígenas das Amérikas, relacionando artigos, textos, publicações, livros, clipping de notícias, eventos, associações e entidades, tendo como perspectiva a busca as sabedoria ancestral dos povos originários do Outro Mundo, Abya Yala.

Mais informações sobre "2012 Año Internacional de la Comunicación Indígena" clicando aqui.



Para o doutoramento desenvolveremos o projeto em torno do “Evídeo: ou da Educação com Imaginação”, compreendendo os direitos das crianças nas escolas ao “participar, brincar e aprender”, registrando com elas como vão “des-cobrindo” esses direitos por suas percepções do mundo através de suas “imagens-em-ação” (vídeos), seus textos e reflexões. Também buscaremos, acolher e ampliar as vozes dessas crianças de um Outro Mundo que já existe, onde elas brincam, sabem, fazem e, nesse poder que têm, amam e se realizam no Bem Viver.