quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O Polvo contra o povo: quem vencerá a guerra nessa "festa democrática" pela presidência do Brasil?


O Polvo contra o povo: quem vencerá a guerra nessa "festa democrática" pela presidência do Brasil?

Depois de 3 anos estudando telejornais (do PIG) me vi tão intoxicado pelo discurso e ideologia que, hoje, raramente assisto, sob o risco de desenvolver demência midiática. Nesses dias de campanha arrisquei e fiquei pasmo, chocado, de como estão levando em uníssono a mensagem direitosa representada pelo Aécio Never como verdade absoluta.

Compreendendo que 95% da população literalmente bebe e come dali a dieta informacional - agora dieta eleitoral - arrisco afirmar que o PT deixou de lado a regulação dos meios de comunicação durante 3 mandatos e, agora vai comer nas beiradas desse prato insosso e fazer muito esforço para vencer o ódio e o medo disseminado.

Marketeiros pertencem a uma "classe" de gente que se vende para quem estiver pagando mais. Não têm pudor nenhum em servir a Deus ou ao Diabo, dependendo do preço.

Nos debates ou nos comícios a que tive acesso vi duas Dilmas diferentes uma da outra, obviamente sob orientação das excelentíssimas eminências marketeiras. Mas, quem é a Dilma, e quem é o PT nas eleições ou nos mandatos?

Se os marketeiros e alto escalão do PT não falarem alto às aspirações mais profundas do povo trabalhador (os 95% da população, juntando aí os filhos, jovens, tios e avós do povo), mais alto do que as "verdades" telejornalísticas, Aécio chegará lá para alegria do maior partido do país - o PIG - Partido da Imprensa Golpista, que tem nas bancadas os interesses da elite manipulando 200 milhões da população e tantos por cento dos eleitores.

Agora, a Dilma vai, ou esses sonhos e aspirações do povo e o PT racham o pires do leite derramado nessa guerra eleitoral.

Creio eu que o governo do PT não soube aproveitar as chances de fazer uma TV ou meios de comunicação mais populares nesses 12 anos de presidência através dos canais disponíveis como a TV Brasil, TV Escola por exemplo. Que dizer da programação apenas desses dois canais, que não informa, não é crítica e sequer educativa? Horas e horas de cerimônias oficiais (sem comentaristas), entrevistas nem doces nem salgadas como monólogos professorais, e um telejornalzinho merreca nos mesmos moldes das grandes corporações...

E, o partido e "campanha" parecem ter confiado demais num contato com o povo apenas pelas redes sociais da Internet, e a militância postando e comentando isso ou aquilo na guerra do politicamente correto. Ora, essas redes são empresas da elite mundial e, lembremos que o próprio Aécio e seus correligionários tentaram por todos os meios controlar a Internet pelo AI-5 Digital. Perderam um pouco, mas sempre tiveram em mãos os canais de TV.

O partido não mexeu na regulação dos meios de comunicação desde 2002 por causa da base aliada proprietária de empresas, dentre outros fatores. E o ministro Bernardo das Comunicações, a quem ele serviu? Na CONFECOM e FRENTECOM tivemos membros de vários partidos interessados na democratização dos meios de comunicação, que hoje apoiam a abstenção, o voto nulo ou branco, dando dicas de preferência a Aécio, com Marina.

Na “polititica” se canta “parabéns” e se assopram velas quando há presentes e vantagens a ganhar, ao contrário daquilo que alegremente fazemos ao aniversariante. Eleições presidenciais são um exemplo perfeito desse “Feliz Aniversário” às avessas, com “representantes” da vontade política do povo tratando votos do rebanho do curral eleitoral como se fossem mercadorias valiosas, presentes supremos para a mandança nos destinos do país na “festinha” democrática. O povo invariavelmente sempre perde, e não come nem bebe dos regalos e quitutes da mesa farta e do bolo esfatiado entre os amiguinhos e colegas do peito.

O que dizer da base aliada PMDB bandeando para o lado do PSDB no segundo turno, sob o olhar constrangido do Vice-Presidente engasgado, ou Sarney desaparecido do cenário atual?

Os blogueiros (sujos) lutam "sozinhos" sob as vistas do Planalto e, nós, pobre mortais da militância, jamais saberemos as razões disso ou daquilo como forma de enfrentamento das mídias hegemônicas do PIG.

Aécio fala hoje nos telejornais como se fosse o porta-voz dessa elite, vomitando afirmações peremptórias naquele estilo que William Waack,  Merval Pereira e outros da Gloebbels News sabem tão bem se manifestar. A única que se rebola em alguns momentos de contradição, que chegam a ser hilários, é a urubóloga Miriam Leitão. Ali Kamel e amigos da Veja, Época, Estadão, Folha etc. seguem formando a opinião do povo brasileiro manipulado.

No resto do "mundo democrático" fazem a mesma coisa, porque a oligarquia controladora do monopólio midiático faz a letra e canta no mesmo tom para as gentes dançarem conforme sua música que há centenas de anos nos juntamos em coro e em grupos, seja ao redor da bíblia de Gutenberg, livros, jornais, rádio, TV, Internet, celulares, tablets. O “polvo” selvagem do ideal capitalista controla e seduz pelo mundo do consumo  através de métodos que sofisticou ao longo de séculos de controle ideológico, seja na indústria da informação, do entretenimento e do infotenimento.

Na programação eleitoral televisiva que começará nessa quinta-feira (09/10/14) serão dois economistas brandindo dedos e argumentos, um de cada lado do púlpito das mídias com 10 minutos "quase" iguais. Mas, se considerarmos que Aécio tem o restante das 24 horas do dia sob suas mãos, com os telejornais lhes servindo de veículo para as ideias da elite cheirosa... podemos crer que é ele quem terá vantagens, porque tem a postura de apresentador de telejornal, inquestionável, dono da verdade. Seria a mesma coisa caso Marina tivesse passado para o segundo turno, pois a elite e direita midiática estariam na cola, soprando a ela o que deveria falar.

No entanto, eu mesmo sempre desconfiando de economistas que colocam as razões econômicas nas bases da opressão ou libertação das consciências, afirmo que nessa guerra política, eleitoral, concepção e de vida nesse mundo outros fatores devem ser considerados na postura que Dilma assumirá na campanha do segundo turno.

Nos debates ao vivo entre os dois, o que ouviremos aqui embaixo do que desse púlpito falará, quando sobem ali apenas os "representantes" do povo? Como Dilma reagirá às afirmações do Aécio sobre o "escândalo da Petrobrás", fabricadas as provas sob medida da elite? Dilma falará à razão ou ao sentimento do eleitorado convocado ao voto? Ou se dirigirá à percepção das pessoas entrevistas como sujeitos de direitos e deveres na construção ou destruição do país, ao invés de mais uma vez – como é no mundo da “polititica” – entrever a massa populacional apenas como objeto de manipulação dos códigos do que chamamos de democracia representativa?

A educação “com” e “para” a Política - com a política de “P” maiúsculo - foi tentada, de um jeito ou de outro promovendo os direitos de cidadania em todos os setores da vida, elevando o povo sofrido a ter condições minimamente humanas de vida, sem que as elites perdessem quase nada dos ganhos que contabilizam há séculos, incluindo os financeiros. Decerto que perderam coisinhas, como a falta de “primeira classe” nos voos domésticos, mas nunca na história desse país os ricos foram tão ricos, assim como os pobres deixaram de ser tão miseráveis, vindo a ter acesso aos bens de consumo mais básicos que qualquer sociedade.

Nesse segundo turno não haverá tempo suficiente para Dilma e o PT serem “didáticos”, explicando ao povo o que foi o "mensalão do PT", o "mensalão dos Tucanos", o "desvio de bilhões da saúde em MG", o caso do "metrô de SP" etc. Nesse cenário de “Deus” e o povo eleitor “nos acuda”, o que os marketeiros aconselharão à Dilma, quando o “polvo” fala como se fosse o dono da verdade, e seus braços nos podres recantos do Poder Judiciário, por exemplo, cassa os direitos de resposta às mentiras de efeito?

Primeiramente, os marqueteiros deveriam desesperadamente orientar Dilma para jamais apontar o dedo, ou os dedos juntos em gesticulação exagerada, professoral! E, o que dizer quando as mentiras foram ditas 99 vezes para ganhar status de verdade nos telejornais? Qual verdade retumbante deverá ser dita por Dilma que terá peso contra mentiras ditas ao longo de anos, ou a verdades escondidas pelos interesses da elite? O que fará Aécio gaguejar desconcertado, como sua colega de PIG, a urubóloga, faz ao ter de falar sobre os avanços alcançados apenas pelo governo do PT com lula e Dima?

E, depois, o que Dilma falará, a quem falará, com quem falará? Além de todos os avanços sociais, econômicos, educacionais, culturais e os números que comprovam isso em mil tabelas fáceis de perceber as conquistas dos governos do PT em 12 anos, como rebaterá as afirmações da inflação descontrolada em zero vírgula alguma coisa por causa do preço da carne, tomate, chuchu ou da crise internacional? Dilma terá aquele calhamaço de papéis se contrapondo apenas ao olhar esbugalhado do Aécio, sem um "post it" sequer com algum dado, ou proposta de governo, exceto o de tirar o PT do poder?

Quero acreditar que Dilma esteja do lado daqueles que se opõem ao controle e manipulação de tudo, inclusive não se deixando manipular por marqueteiros que também têm muitas mãos e, os pés, sabe-se lá aonde.

Se Aécio ganhar essas eleições presidenciais choraremos, amargamente, os 12 anos em que não conseguimos construir canais de comum-única-ação entre corações e mentes dos outrora oprimidos para a re-criação de uma outra nação, de seres e suas gentes caminhando para a autonomia do pensamento e, a soberania comunicacional. Se Aécio ganhar, ganhou o Partido da Imprensa Golpista que tem nos escravizado por décadas e séculos.

As reflexões estão postas e, como militância, sugiro à Dilma que dê uma banana bem grande para os marketeiros mercenários, e consiga estabelecer o mínimo que seja de comun-única-ação para dialogar com o povo trabalhador que tem sonhos, para re-conquistar e fortalecer a confiança de que ela nos representará as aspirações para a construção de um Brasil melhor para todos num cenário internacional beirando o caótico.

Ainda creio que, depois dessa guerra dos últimos meses, Dilma ganhará essas eleições, porque só mesmo setores do povo em insana consciência - e os "polititicos" em infame conivência em peso - são quem votará em Aécio para presidir, como que para destruir o país.

Re-eleita, Dilma e o Partido dos Trabalhadores terão uma responsabilidade imensa, e uma dívida infinita para com aqueles que confiaram nela e no PT como Presidenta  para um outro país de justiça e bem viver para seu povo.

Que o povo seja re-presentado na pessoa de Dilma nos programas exibidos no horário eleitoral gratuito e debates na TV, e a ele sejam apresentados argumentos incisivos e decisivos para a escolha entre um projeto que defenda mais mudanças às atuais conquistas para todo o povo, ou outros mentirosos, do adversário que sempre manipulou tudo e a todos para se manter no controle das consciências, e no poder para barganhar com correligionários da elite o espólio das guerras que o polvo sempre soube conduzir e promover, com o mal humor, ódio e a má vontade que lhes é característica.

Que venham a democratização e a regulação dos meios de comunicação contra décadas e séculos de descaso pelos ideais populares!

Que os trabalhadores e as trabalhadoras ajam contra toda opressão e reajam contra toda manipulação para a criação de um outro mundo que queremos, com Paz, Amor, Justiça! Que cidadãos e cidadãs, mulheres e homens, mães, pais, idosos, jovens e crianças vençam o polvo e seus “polititicos”!

A Presidenta Dilma me representará! E, isso é bom Dilmais da conta!

Leo Nogueira Paqonawta

Nenhum comentário: