quarta-feira, 28 de agosto de 2013

"O médico cubano, o Facebook e a massa"


O médico cubano, o Facebook e a massa

A foto do profissional de saúde sendo vaiado foi vista nesta terça-feira por milhões de pessoas na rede social, de forma espontânea. Não há campanha de TV que tenha a mesma eficácia.

Publicado 28/08/2013

A foto de Jarbas Oliveira, da Folhapress, em que médicas de Fortaleza vaiam um médico cubano, circulou o Brasil ontem e sua repercussão fizeram pelo Mais Médicos e a vinda dos profissionais de saúde estrangeiros mais do que qualquer campanha em horário nobre da TV poderia fazer. Manifestar-se publicamente de forma contrária à vinda de médicos estrangeiros em geral –e de Cuba em particular-- ficou mais difícil depois daquele clique.

Explico o motivo.

Comprada por CartaCapital, a imagem foi postada em nossa página no Facebook e, até as 13h desta quarta-feira, já tinha sido compartilhada mais de 20 mil vezes, “curtida” outras 8 mil vezes e comentada por 4 mil pessoas. A cada vez que alguém interage com um conteúdo no Facebook, ele aparece em sua “time line”, e acaba sendo visto por parte de seus contatos. O Facebook fornece ao administrador de páginas corporativas --como a de CartaCapital— o total de pessoas “impactadas” pelo post. Ou seja, em quantas na time line de quantas pessoas aquela informação foi vista. Neste caso, foram 1,5 milhão de pessoas.

O fenômeno ocorreu em algumas páginas pessoais. Na minha mesmo, onde postei uma foto da capa do jornal que tirei com meu celular, os números são semelhantes aos da página da revista, então faz sentido supor que um número semelhante de pessoas foram impactadas. O paraense Marcus Pessoa postou  em sua página pessoal uma montagem simples, ladeando a foto da Folhapress e uma imagem PB de Little Rock (EUA), de 1957, que mostra uma estudante negra chegando para seu primeiro dia de aula sem separação racial –e sendo hostilizada por colegas brancas. Mais de 30 mil pessoas compartilharam. Na página do Brasil 247 a onda foi ainda mais forte. Ao ser o primeiro veículo a escrever sobre o assunto e postar rapidamente na rede no começo da manhã, mais de 200 mil compartilharam o post. Certamente alguns milhões de pessoas viram esse conteúdo ontem ao longo do dia em sua tela.

O que tudo isso quer dizer?

Além do enorme impacto positivo na opinião pública quanto a vinda dos médicos estrangeiros, fica claro o potencial do Facebook enquanto comunicação de massa, pelo menos no Brasil. Os números batem a audiência da maioria dos telejornais, e ainda vêm acompanhados de um juízo de valor, de opinião. E isso, como se diz, “agrega valor”, especialmente num ambiente de posições exacerbadas –e muitas vezes pouco equilibradas.

O poder da criação de Mark Zuckerberg é bastante útil para gerar contrapontos aos grandes veículos de comunicação e disputar o imaginário e a opinião da população. Segundo dados do próprio Facebook, há 76 milhões de contas ativas no Brasil. Ok, outras dezenas de milhões de pessoas estão fora, mas praticamente a totalidade dos profissionais de comunicação e da parcela mais jovem da nação está diariamente se informando e formando sua opinião pelo que veem em sua "time line". Isso não é pouca coisa. Falar que 10 milhões de pessoas debateram o assunto ontem na rede social é estimativa modesta, e o número real é praticamente impossível de ser aferido mesmo pela empresa.

O Facebook como ferramenta de comunicação, tornando cada um ao mesmo tempo emissor de informação e comentarista pode ser interessante, ainda mais levando-se em consideração que quase toda nossa mídia tradicional trabalha dentro de uma mesma linha ideológica. No caso do médico cubano, escancarou o viés racista da ação, o que é obviamente bom.

Esse protagonismo do Facebook enquanto pauteiro geral da nação, influenciando grandes veículos, blogs e até conversas de boteco ou no almoço da firma, contudo, é perigoso. Haja visto o caminho que os protestos de junho ameaçaram tomar em um determinado momento. Ainda mais porque muita gente enxerga Facebook como se fosse um serviço público. Pessoalmente tenho críticas a certas políticas da empresa, como o veto a qualquer tipo de nudez e a proteção tênue da privacidade dos usuários. Mas trata-se de uma empresa privada, com interesses comerciais claros e que dita as regras que bem entender, desde que não desrespeite a legislação dos países em que atua. A função primordial do Facebook é dar lucro, e não pra prestar um serviço livre e gratuito à população.

Convém curtir com moderação.

Reproduzido de Blog do Lino

28 ago 2013

Comentário de Filosomídia:

Há que se ter profunda admiração, respeito e gratidão aos médicos cubanos que chegaram ao Brasil dias atrás para trabalhar nas frentes de luta contra uma doença crônica no país: o descaso público de séculos pelo povo sofrido e vitimizado nas periferias do sistema desumanizador; a síndrome de superioridade de uma elititica soberba, esnobe, a verdadeira "escrava moderna" da máfia da exploração do ser humano; a ganância de pseudo médicos, mercadores da vida, traficantes dos planos de saúde, vassalos das corporações profissionais travestidas na morte de todas as esperanças do Bem Viver em seus jalecos brancos impecáveis, sem uma grama de poeira dos caminhos do sofrimento alheio no mundo, a anti-solidariedade.

Elas e eles, as médicas e médicos cubanos são verdadeiramente heróis que rexistem há décadas um bloqueio econômico imposto pelo autoritarismo que é, sim, o Grande Ditador da (des)ordem mundial espalhando no mundo o medo, a fome, a sede, a doença maior do egoísmo.

Elas e eles furam esse bloqueio justamente no atendimento ao grito de desespero dos desamparados pelos poderes e suas políticas públicas por séculos e, são recebidos aqui, numa cidade chamada Fortaleza, berço daquelas e daqueles colegas de juramento de uma profissão que, em nosso país parece ter gerado e saído das academias mais embrutecidos e desumanizados pelo trator de interesses que beiram a insanidade do que entraram nas escolas de medicina para realizar, talvez, um sonho de colaborar na redenção de todas as dores, ou, no que parece mais óbvio, ampliar a sangria e os horrores da mercantilização da saúde, direito de todos.

Esses jovens brasileiros tão alienados de sua própria humanidade, vaiando os recém-chegados como matilha de lobos uivando sob pele de cordeiros em suas vestes querendo parecer imaculadamente santos merecem a nossa mais profunda compaixão, quando sabemos que só mentes e sentimentos insanos podem produzir e conduzir ações tão infelizes, dignas de quem patrocina a miséria nessa conduta anti-ética, anti-humana, ignorante, estúpida. O mesmo fazem tantos outros profissionais da área de comunicação, chamados de jornalistas, que bancam a des-informação e alimentam o ódio ao próximo, ao diferente, ao íntegro.

Lamento profundamente, do mesmo modo, tantos afetos e conhecidos meus que compartilham aquela má ideia desses médicos brasileiros criados e formatados nos moldes do profissionalismo sem coração, repetidores de um juramento hipócrita, professadores de uma doutrina de anti-fraternidade que chamam de "ciência', quando os vejo tão des-informados e alienados quanto eles, des-possuídos de sua própria dignidade humana, verdadeiros moribundos, rodeados de brilhos de ouro mas mendigos do afeto mais sincero e simples, esse que a gente bem vê nos olhos de crianças em situação de forçada miséria e desamparo, mas que sorriem ao menor gesto de amor desinteressado.

Meus parabéns a esses heróis da medicina além de todas as fronteiras das convenções humanas, minha gratidão a vocês que atenderam a um chamado para ir onde nossos jovens ou imaturos profissionais jamais ousariam servir de instrumento de Paz para a Saúde, Alegria, Esperança. Vocês em sua coragem nos co-movem a sermos tão profissionais e humanos quanto vocês o são.

Meus parabéns pela foto, Jarbas Oliveira, porque você captou um desses instantes que ficará marcado para sempre na retina espiritual desse planeta tão carente de heróis anônimos que fazem a diferença, re-vira-voltam e re-evolucionam o mundo. Obrigado.

Leo Nogueira Paqonawta

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