domingo, 11 de novembro de 2012

Florestan Fernandes: marxismo, ciência e revolução



Florestan Fernandes: marxismo, ciência e revolução

A trajetória intelectual e política de Florestan Fernandes é objeto desta nova página de marxismo21. Dela constam textos do cientista social,  artigos de pesquisadores sobre aspectos de sua vasta obra,  entrevistas, vídeos e outros documentos. Publicamos abaixo um breve texto de Paulo Martinez, especialmente elaborado para o blog; nele, o historiador reflete sobre questões e desafios teóricos para se compreender a originalidade e a especificidade do pensamento político de Florestan  Fernandes.

Por sua vez, Caio N. de Toledo, um dos editores de marxismo21 examina um dos maiores desafios da obra sociológica de Florestan: articular a obra sociológica e a militância político-ideológica na direção do socialismo revolucionário.

Talvez a significativa foto acima – na intimidade da oficina de trabalho de Florestan -  contribua para questionar os intérpretes de sua obra que desejam dissociar sua produção teórica de seu compromisso político; para estes hermeneutas, a obra seria rigorosa e científica, enquanto o engajamento estaria comprometido pela idealização utópica ou cativo das armadilhas da ideologia.

Os Editores.

Acesse os textos da página Marxismo21 clicando aqui.

Nenhum comentário: