quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Emir Sader: “Cabem às universidades públicas combater a ‘alienação’ e propor políticas que ampliem os direitos do cidadão”




Emir Sader, em congresso da Clacso no México (06-09/11/12):

“Cabem às universidades públicas combater a ‘alienação’ e propor políticas que ampliem os direitos do cidadão” 
Matéria da Carta Maior, por Marcel Gomes (07/11/12) indicada abaixo).

...Nesse meio acadêmico público tão cheio de mortos-vivos a re-produzir essa anti-vida caótica do mundo em decadência, esses zumbis se fazem de arrogantes representantes de uma des-ordem mundial pela qual têm especial apreço e, multiplicam por mil e um conteúdos e formas o que legitimam como saber para todos os demais sub-viventes, os homens e mulheres “alienados” de sua dignidade como seres de um universo bem provável infinito.

Tratam a universidade e seus setores como coisa privada, como clube de afins que se reúnem para, no mais das vezes, se adularem uns aos outros na soberba de quem manda fazer as receitas e discursos na cozinha e, dão ordens à senzala submissa que lhes serve a vaidade para manter a ordem imperante, intocável, impoluta.

São tão poucos os homens e mulheres dignos nesses campus desérticos quantos são numerosos, como as estrelas visíveis no céu noturno, aqueles acadêmicos e anêmicos que deslizam superioridade entre corredores e salas apinhadas de gente para abastecer o mercado de trabalho feito campo de guerra e de morticínio. Mas, o relativo brilho dessas senhoras e senhores cultos não é senão o vernizinho ou decoração feito de ouro roubado das terras e suas gentes simples - e ignorantes - querendo des-enfeiar suas asinhas de anjos decaídos e membros pequenininhos em contraste ao ego agigantado e mandão.

Pesquisitice aguda, corpos docentes, doentes, in-sanos, pobreza espiritual pura. Sabedoria zero, à esquerda e à direitice conservadora e mantida à óleo de Peroba que lustra seus altares e congressos de santos do pau oco. Des-educação, anti-educação, educação à distância da “universidade necessária”, isso o que nossos doutores da hegemônica lei acadêmica re-produzem na academia pública.

“Não há educação significativa sem o combate à alienação", aponta Emir Sader, “que os cientistas sociais pulem os muros das universidades e façam a teoria sobre a prática política”, nos fala o texto. 

E, das Estrelas infinitas chega o Quetzalcoatl - a Serpente Emplumada - para chamar, com-vocar, e-levar os cientistas sociais, pesquisadores e eternos estudantes à luta por um mundo melhor e do Bem Viver para todos quando essa antiga estrutura des-humana vai ruindo e virando pó nessa história infeliz que produziu e quis perpetuar esse estado de coisas. O tempo/espaço de vocês - Novos Velhos Acadêmicos - acabou. Chega!

Que venha a Guerra, que venha a Luz, que os homens e as mulheres de bem já se amam e se armam para acabar com tudo isso e re-criar esse Outro Mundo!

Dá-lhes, Sader!

Leo Nogueira Paqonawta
Filosomídia

Leia o texto completo de Emir Sader na Carta Maior (07/11/12)

Acompanhe a transmissão ao vivo do Congresso.

Acompanhe os demais eventos do congresso clicando aqui.

Nenhum comentário: