sábado, 30 de junho de 2012

VIII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã 2012 na UnB


24 e 25 de setembro de 2012 . UnB

Quando mídia e cidadania se encontram

Discutir as relações entre mídia e cidadania. Mostrar como a mídia ajuda a construir e a desconstruir a mobilização social. Reunir universidade, movimentos populares e sociais e organizações não governamentais. Ao longo de sete anos,as conferências de Mídia Cidadã cresceram,mudaram de endereço e vêm ganhando visibilidade social.

O seminário surgiu em 2005 na Universidade Metodista de São Paulo, por meio da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, com o objetivo de traçar o mapa brasileiro de mídia cidadã, e debater o papel dos meios de comunicação e sua influência sobre a cidadania. A conferência reuniu jovens pesquisadores e ativistas midiáticos para fomentar a participação desses agentes na mídia brasileira. Nesse mesmo ano, participantes do seminário aprovaram a Carta de São Bernardo com os objetivos de ampliar a ação da cidadania na sociedade e destacar o protagonismo da mídia nessas ações.

Os encontros de 2006 e 2007 continuaram acontecendo na capital paulista. Em 2008, para dar nova dimensão ao projeto, a IV Conferência Brasileira de Mídia Cidadã aconteceu na Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, com foco no diálogo entre as pesquisas acadêmicas produzidas no campo da comunicação social e as experiências de produção de mídia da sociedade civil, mercado e Estado. A quarta edição apresentou uma novidade: a realização da I Feira Nacional de Mídia Cidadã, um espaço para as organizações não governamentais, movimentos sociais, empresas e pesquisadores apresentarem suas experiências e serviços de comunicação cidadã.

Após quatro anos de conferência, um comitê gestor foi formado e consolidou- se a implementação da Rede Brasileira de Mídia Cidadã. Em outubro do mesmo ano, dando continuidade ao processo de disseminação da comunicação voltada para o desenvolvimento regional proposto pela Cátedra Unesco/Umesp, aconteceu em Guarapuava (PR), na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) a V Conferência Brasileira de Mídia Cidadã. O evento reuniu representantes da sociedade civil, acadêmicos e profissionais que atuam nos meios de comunicação e ensino do Paraná.

Em 2010, com a temática “Educação e cultura pela perspectiva da mídia: (des) construindo a cidadania”, a Faculdade de Pato Branco – FADEP foi sede da VI conferência. Dando continuidade ao desenvolvimento de ações da Rede Brasileira de Mídia Cidadã, aconteceu, pela primeira vez, a I Conferência Sul- americana de Mídia Cidadã.

Com o objetivo de fomentar a pesquisa acadêmica na Região Norte e a produção de conhecimento sobre a comunicação e os direitos humanos, a VII edição da Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e a II Conferência Sul- americana de Mídia Cidadã aconteceram na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém – principal via de acesso para a floresta amazônica e um espaço de ecossistemas naturais que compõem grande parte do seu território.

2012: Pela primeira vez na Universidade de Brasília

A edição deste ano do evento será realizada na Universidade de Brasília – Faculdade de Comunicação, sob o tema Mídia, Cidadania e Políticas Públicas, no período de 24 a 25 de setembro de 2012. O encontro reunirá profissionais dos meios de comunicação, pesquisadores da área, acadêmicos, integrantes de movimentos sociais, representantes da sociedade civil, professores e estudantes. A proposta da conferência é debater temas relacionados ao direito à comunicação, a produção de conteúdo pela população, ao protagonismo da sociedade no processo comunicacional e a todos os elementos que compõem a mídia cidadã. Além do debate, o encontro busca promover o diálogo e o intercâmbio entre as pesquisas acadêmicas e as experiências inovadoras da sociedade civil de produção de mídia que enfatizem uma prática cidadã.


Mais informações na página do evento clicando aqui.

Nenhum comentário: