segunda-feira, 4 de junho de 2012

Caros Amigos promove debate por seus 15 anos: “O Brasil que queremos: principais desafios”


Uma reflexão sobre o que importa

Em comemoração ao seu 15º aniversário, a revista Caros Amigos tem a satisfação de oferecer a amigos, apoiadores, leitores e público em geral, um debate de alto nível sobre o tema “O Brasil que queremos: principais desafios”, com a participação de Leda Maria Paulani, Luiz Gonzaga Belluzzo, Paulo Vannuchi, Tânia Bacelar e Ladislau Dowbor.

Já está provado que o crescimento econômico – por si só – não produz desenvolvimento político, social e cultural. O Brasil tem um PIB situado entre os das maiores potências econômicas do mundo, mas, ao mesmo tempo, coleciona indicadores que colocam o país entre os mais desiguais do planeta. O que fazer para superar os fatores que geram tamanha desigualdade?

O modelo neoliberal – que tomou conta do mundo desde os anos 1980 – está em grave crise desde 2007, com consequências desastrosas não apenas no campo econômico e financeiro, mas também nos campos social e político. Os Estados Unidos tentam reativar sua economia depois de anos de estagnação; a Europa afunda em dívidas, desaceleração econômica, desemprego e derrubada de governos passivos diante do sistema dominante.

Queiramos ou não, a crise econômica (social e política) que ronda o capitalismo mundial vem fustigando continuamente o limitado crescimento brasileiro. Seja pelo desaquecimento da China, fragilidade da União Europeia, medidas protecionistas de parceiros comerciais ou seja pelo esgotamento da capacidade de consumo das classes médias, o fato é que a situação atual está a exigir a descoberta de novos caminhos para o país, especialmente para que não sofra retrocessos sociais e políticos.

Pensar o “país que queremos” certamente inclui enfrentar os obstáculos econômicos, defender a soberania nacional, aperfeiçoar o sistema democrático, assegurar a todos – sem exceção – os direitos fundamentais para uma vida com dignidade. Significa superar os resquícios ainda fortes do regime escravocrata, da herança oligárquica e do autoritarismo da Ditadura Militar. Esses são alguns dos nossos desafios. O debate, com certeza, vai abrir o leque das mais importantes opções
.
Assista. Participe. Você é convidado da Caros Amigos. Vamos refletir juntos os atuais desafios do Brasil que queremos.

Dia 11 de junho, segunda-feira, às 20 horas, no Tucarena, na PUC-SP.

Abraço.

Hamilton Octavio de Souza
Editor

Recebido via e-mail

Nenhum comentário: