sexta-feira, 30 de março de 2012

Ipea e Socicam lançam Panorama da Comunicação e das Telecomunicações


Ipea e Socicam lançam Panorama da Comunicação e das Telecomunicações

Redação
Agência Brasil
30/03/2012

Brasília - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas de Comunicação (Socicom) lançam hoje (30) a segunda edição do Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil 2011-2012. Será às 14h no campus da Asa Norte da Universidade Católica de Brasília.

O documento é composto de 1.200 páginas, divididas em quatro volumes, escritos por mais de 70 colaboradores. O primeiro é dedicado aos indicadores e aborda temas como o Programa Nacional de Banda Larga, a regulação e infraestrutura da comunicação, segurança da informação, cobertura do jornalismo econômico e a comunicação pública, entre outros.

O segundo volume avalia a participação do Brasil em congressos de comunicação em 2011, a cibercultura, a realidade brasileira do cinema e do audiovisual, a Conferência Brasileira e a Folkcomunicação.

O volume três da publicação é dedicado à história da comunicação no Brasil. Também são analisados os aspectos mais importantes da comunicação em cada região ao longo da história. O último volume aborda a indústria criativa e de conteúdos digitais, os avanços no campo público da televisão digital, as tendências profissionais e ocupacionais para a área e a regulação na comunicação e telecomunicação brasileira.

Edição: Graça Adjuto


Panorama da Comunicação e Telecomunicações no Brasil

Lançamento dos 3 volumes do livro Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil, resultado da parceria IPEA - Socicom, que contou com apoio da área de Conteúdos, Serviços e Aplicações do PNBL.

primeiro volume traz um estudo sobre as tendências nas Telecomunicações no Brasil e reflexões sobre a Comunicação.

segundo volume apresenta as associaçoes de pesquisa em comunicação que compõem a Socicom e o trabalho que estão realizando.

E o terceiro volume relata quatro estudos fundamentais para se pensar a indústria de conteúdos e serviços digitais no país:

. levantamento das escolas de graduação e pós-graduação emComunicação, número de professores, pesquisadores, tipos de pesquisa, e etc;

. tendências no mercado de trabalho e novas profissões a partir das TICs;

. tendências da industria criativa e de  conteúdos digitais no Brasil;

. estudo comparativo em 11 países sobre temas relacionados à comunicação: marco regulatório, cursos, mercado, e etc.

A proposta dessa parceria é que o estudo seja atualizado anualmente, constituindo series históricas, a criação de indicadores para area decomunicação e conteúdos digitais, e a criação de um observatorio (como existe nos países europeus) que disponilibize publicamente o avanço das políticas de comunicação e telecomunicações no país.

Reproduzido de Blog do Planalto

Clique nos links para acessar/descarregar os documentos.

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