sexta-feira, 9 de março de 2012

"Idade Mídia": onde o jovem é sujeito e narrador de sua história, sua aprendizagem


"Idade Mídia - Um programa que abre canais para que o estudante seja o ator de seu aprendizado"

Era começo de 2002 quando o conceituado Colégio Bandeirantes, escola particular de São Paulo, recebeu uma proposta inusitada dos jornalistas Alexandre Le Voci Sayad e Gilberto Dimenstein. A ideia era que os alunos pudessem desenvolver sua própria revista na escola, com autonomia para decidir temas e discuti-los, pensando numa formação crítica, experimentação de linguagens, comunicação, expressão, educomunicação.

Naquele mesmo ano nascia o Idade Mídia, em vigor até hoje, sob a coordenação de Alexandre, que resolveu colocar no papel a trajetória desse projeto onde o jovem é sujeito e narrador de sua história, sua aprendizagem. Arquiteto de seu conhecimento!

Muita gente tem vontade de criar um projeto, mas não sabe como começar, desanima-se porque não sabe o que vai enfrentar ou tem medo de como será o processo. Talvez o livro "Idade Mídia - A Comunicação Reinventada na Escola", de Alexandre Le Voci Sayad, publicado pela Aleph Editora e já nas livrarias do país, possa ser um estímulo, porque mostra um caminho, um processo, erros e acertos, além de depoimentos de pessoas envolvidas com o projeto. Mostra de que maneira o Idade Mídia "tocou" cada um dos alunos e fez diferença em suas vidas.

Pra contar um pouco do livro e do projeto, conversamos com Alexandre, que é jornalista, educomunicador, coordenador do Idade Mídia, secretário executivo da REDE CEP (Rede de Comunicação Educação e Participação) e mais um monte de outros cargos, voluntários ou não, que envolvem o ideal da comunicação voltada para o desenvolvimento. Boa leitura!

Cristiane Parente

Leia o texto completo no Blog Mídia e Educação clicando aqui.

Nenhum comentário: