quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

COEB 2012: Congresso de Educação Básica . Aprendizagem e Currículo


Em 2011 a Secretaria de Educação do Município de Florianópolis realizou a primeira edição do Congresso de Educação Básica – COEB 2011, tendo como eixo a temática “Aprendizagem em Contexto”. As discussões estabelecidas movimentaram as práticas político-pedagógicas, tanto no âmbito da formação continuada, quanto na atuação dos profissionais da educação nas unidades educativas. Em decorrência, percebeu-se a necessidade de ampliar os debates sobre a aprendizagem na interface com o currículo, compreendendo que a Educação é, na contemporaneidade, um objeto de estudo fundamental para a edificação da cidadania e a construção de uma sociedade socioambientalmente sustentável.

O Município de Florianópolis tem apoiado e sido parceiro das políticas educacionais nacionais, corroborando o regime de colaboração entre os entes federados. Destacamos aqui, a atuação da CAPES no fomento à formação dos profissionais da educação básica. A segunda edição do COEB marca uma estreita sintonia com as discussões fomentadas pelo Ministério da Educação sobre aprendizagem e currículo. É necessário um amplo processo de estudo e formação, com o objetivo de discutir os princípios e diretrizes de uma educação integral de qualidade social, no esforço de construirmos as diretrizes pedagógicas e matrizes curriculares do município de Florianópolis.

Faz-se necessário continuar investindo na formação continuada dos profissionais da educação, com o intuito de garantir uma avaliação e um aperfeiçoamento contínuos do trabalho educativo.

Finalidadades do Evento

1. Ampliar o espectro de abrangência da reflexão e do envolvimento dos processos educativos, visando à qualificação da prática pedagógica no cotidiano escolar e à integração entre as diferentes etapas e modalidades de ensino, que compõem a Educação Básica, no município de Florianópolis.

2. Promover o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais da educação, no intuito de refletir sobre diferentes temáticas relacionadas com a aprendizagem e currículo, para consolidação das diretrizes municipais e nacionais da educação básica, destacando-se: O professor na sociedade contemporânea: contradições e desafios; Docência e Mediação da Aprendizagem; Aprendizagem nas Diferentes Dimensões; Currículo e Infância; Aprendizagem e Linguagens; Currículo em Rede; Docência e Alteridade; Educação, Ética e Sustentabilidade; Gestão e Aprendizagem; Resiliência na Educação.

Público Alvo

Profissionais das Redes Públicas de Ensino da Educação Básica.

Mais informações na página do evento, clicando aqui.

Nenhum comentário: