domingo, 22 de maio de 2011

Praia do Campeche em Florianópolis/SC e a preservação da cultura local


O Movimento Campeche Qualidade de Vida é um movimento comunitário que surge do questionamento ao Plano Diretor proposto pelo IPUF. Preocupa-se com a preservação das características naturais da região, buscando organizar a ocupação da Planície a partir dos anseios dos seus moradores. E, sempre que necessário, em oposição aos desenhos de alguns tecnocratas oficiais que nada conhecem da realidade local, ou que simplesmente a ignoram em seus "planejamentos".


A coruja, que o simboliza, é moradora tradicional do lugar. Com sabedoria e calma está sempre atenta ao que acontece à sua volta. Da mesma forma o Movimento Campeche Qualidade de Vida pretende exigir do Poder Público a fiscalização e o cumprimento da Legislação Ambiental, a delimitação das áreas habitáveis e de preservação natural, bem como a sua atuação no domínio do abastecimento de água como do saneamento individual e público.

Junto ao Movimento, surgiu o jornal Fala Campeche. Seu primeiro número, um boletim xerocado de julho de 1997, convocava os moradores para uma reunião de organização das comunidades que iam receber a visita dos técnicos do IPUF para apresentação do Plano Diretor que tinham elaborado.

Desde então o Movimento Campeche Qualidade de Vida vêm estimulando todo um processo de discussão das alternativas visando um desenvolvimento sustentável, a partir do ponto de vista dos moradores.

Sua atuação tem sido centrada em questões sócio-ambientais, através de projetos e oficinas de educação ambiental, da redação do Dossiê Campeche em 1997 e do seu aproveitamento para a elaboração em 2000 do Plano Diretor Alternativo da Comunidade. Neste Movimento informal participam moradores e pessoas ligadas a entidades comunitárias e ONGs da Ilha. O Movimento herda a história de luta da comunidade na sua oposição aos desenhos dos tecnocratas oficiais.

Fonte: http://www.campeche.org.br


Participam do NDPC: AMOCAM – Assoc. dos Moradores do Campeche, AMPA – Assoc. dos Moradores da Praia das Areias, APAM – Assoc. dos Pais e Amigos do Morro das Pedras, ASC – Associação dos Surfistas do Campeche, Associação dos Pescadores Artesanais da Praia do Campeche, ARCA – Associação Rádio Campeche, CONSEG – Conselho de Segurança, ORJA – Força dos Jovens e Adultos, Fundação Cruz e Souza, Grupo ONODI, ISA Campeche – Instit. Sócio-Ambiental do Campeche, MAPU – Movimento dos Amigos da Pedra do Urubu, MCQV – Movimento Campeche Qualidade de Vida, Movimento Nosso Bairro, Movimento SOS Esgoto Sul da Ilha.

Adicione o Distrito Campeche no Facebook e Twitter.


A ARCCA é uma entidade aberta a qualquer morador do Sul da Ilha que pode associar-se à Rádio e com isso participar de suas atividades, votar em assembléias, fazer listas de músicas e programas.

É só entrar em contato pelo telefone 3237 2022, pelo e-mail contato@radiocampeche.com.br ou dirigir-se diretamente a sede da Rádio.

É muito importante a participação de todos!


Campeche: preservação cultural local por Telma Piacentini


Nenhum comentário: