domingo, 20 de março de 2011

Contra a cibercensura: A liberdade de informação online no mundo


Repórteres sem Fronteiras divulga sua nova lista de países inimigos da internet – relatório completo no site – e cria um site específico para a data.

Por ocasião do Dia Mundial contra a Cibercensura, a 12 de março de 2011, Repórteres sem Fronteiras elaborou um ponto da situação da liberdade de informação online. "Um em cada três internautas no mundo não tem acesso a uma internet livre. Cerca de sessenta países, em maior ou menor grau, censuram a rede e perseguem os net-cidadãos. Pelo menos 119 pessoas se encontram presas pelo simples fato de terem utilizado a internet para se expressar livremente.

Estes números são por si sós assustadores. Apesar da rede ter desempenhado um papel crucial nas recentes revoluções tunisiana e egípcia, são cada vez mais os governos que tentam manipular a informação que circula pela internet e suprimir os conteúdos críticos. Mais do que nunca, é necessário defender a liberdade de expressão online e proteger os ciberdissidentes. Esse Dia Mundial também deve servir para homenagear a solidariedade mútua entre os internautas", declarou Jean-François Julliard, secretário-geral de Repórteres sem Fronteiras.

Por Repórteres Sem Fronteiras em 15/3/2011


Leia o texto completo no Observatório da Imprensa clicando aqui.

Nenhum comentário: