terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Crianças devem ser consideradas como atores em tomadas de decisão


"Em entrevista ao De Olho no Plano, a pesquisadora Nara Menezes fala sobre a importância de se desenvolverem metodologias capazes de promover a participação de crianças em processos de consulta e de monitoramento de políticas públicas.

Para Nara, é lamentável que esses processos não existam ainda com frequência. “As crianças e adolescentes falam mais genuinamente sobre o que pensam. Deveríamos contar muito mais com suas ideias, sonhos, opiniões, propostas. Os processos seriam mais eficazes, funcionariam melhor”, afirma.

De acordo com a pesquisadora, a experiência da participação, além de tornar os processos mais eficazes, contribui para o exercício da cidadania e o desenvolvimento psicossocial da criança, especialmente as que estão em situação de vulnerabilidade. E a diversidade de métodos – teatro, desenhos, massinha – garante a participação de todas elas, ainda que não possam se expressar com palavras.

Em São Paulo, crianças e adolescentes participam da construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo. Nos próximos meses, em que o projeto de lei deve tramitar na Câmara de Vereadores, novos encontros e oficinas serão realizados para que as crianças possam incidir sobre o plano.  

Nara Menezes é analista de monitoramento e avaliação da Fundação Abrinq – Save The Children e desenvolve pesquisas na área de participação de crianças".

De Olho no Pano

Leia a entrevista na íntegra clicando aqui.

Nenhum comentário: