"Redes sociais enfrentam maré de ciberceticismo
O modo frenético como as pessoas se comunicam on-line por meio do Twitter, do Facebook e de mensagens instantâneas pode ser visto como uma forma de loucura moderna, de acordo com uma importante socióloga norte-americana.
"Um comportamento que se tornou comum ainda é capaz de expressar os problemas que outrora nos levaram a vê-lo como patológico", escreveu a professora do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) Sherry Turkle em seu novo livro, "Alone Together" (Sozinhos juntos, na tradução literal), que está liderando um ataque à era da informação.
A tese de Turkle é simples: a tecnologia está ameaçando dominar nossas vidas e nos tornar menos humanos. Sob a ilusão de permitir que nos comuniquemos melhor, ela nos isola das reais interações humanas por meio de uma realidade virtual que é uma imitação medíocre do mundo real.
Mas o livro de Turkle está longe de ser o único nessa linha. A lista de ataques às mídias sociais é longa e vem de todos os cantos da academia e da cultura popular".
Paul Harris . Guardian
Leia o texto completo na página da Folha UOL clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário