Conferência
02 dez 2010
15 h
Auditório do CED/UFSC
Florianópolis/SC
"Um estudo sobre a educação política no Brasil contemporâneo. Esse é o tema central do livro Direita para o social e esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil (ediora Xamã), novo trabalho do Coletivo de Estudos de Política Educacional, grupo de pesquisa da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). "O foco de análise do livro recai sobre os intelectuais da nova pedagogia da hegemonia. O Coletivo atualiza o conceito gramsciano de intelectuais para explicar os processos de dominação que levam à reafirmação das relações sociais capitalistas no Brasil do novo imperialismo", diz Lucia Neves, organizadora do livro, pesquisadora da EPSJV e coordenadora do grupo de pesquisa.
O novo livro é uma continuidade e um aprofundamento da investigação iniciada em 2002 pelo Coletivo para entender as relações de poder no Brasil e o processo de reconfiguração do Estado brasileiro, que resultou no livro A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso (Xamã). "Após essa primeira pesquisa, o grupo identificou que era necessário entender a forma como o conhecimento vinha sendo utilizado para a formação dessa nova pedagogia e, principalmente, identificar o papel dos intelectuais na nova pedagogia da hegemonia", diz André Martins, integrante do Coletivo.
O grupo define a pedagogia da hegemonia como uma educação para o consenso em torno de ideias, ideais e práticas adequadas aos interesses privados do grande capital nacional e internacional. Sua principal característica é assegurar que o exercício da dominação de classe seja viabilizado por meio de processos educativos positivos. Baseado nos conceitos de Gramsci, processos educativos positivos são aqueles em que a educação é feita por meio dos exemplos, das atitudes das outras pessoas ou pela ação da mídia"*.
* Por Talita Rodrigues no Blog de Luiz Henrique Eiterer, leia o texto clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário